Sistema de Transferência de Mensagens Financeiras russo pronto para uso do BRICS
Instituições financeiras no Brasil, Índia, China e África do Sul [e da Rússia] podem ser conectadas ao novo Sistema de Transferência de Mensagens Financeiras (SPFS) em substituição ao SWIFT. O presidente russo, Vladimir Putin, disse nessa quarta-feira que os bancos dos países do BRICS podem se conectar livremente ao Sistema de Transferência de Mensagens Financeiras (SPFS), a alternativa da Rússia ao SWIFT, controlado pelo hospício ocidental.
Sistema de Transferência de Mensagens Financeiras russo pronto para uso do BRICS em substituição ao SWIFT
Fonte: Rússia Today
Ao discursar em um fórum de negócios do BRICS, Putin disse que, juntamente com seus parceiros do BRICS – Brasil, Índia, China e África do Sul – a Rússia está desenvolvendo alternativas confiáveis para um sistema de compensação de pagamentos internacionais.
“O sistema russo de transmissão de mensagens financeiras está aberto para conectar bancos dos cinco países” , disse ele, acrescentando: “A geografia do uso do sistema de pagamento russo Mir está se expandindo”.
O presidente russo também observou que está em andamento um trabalho para criar uma moeda de reserva internacional baseada em uma cesta de moedas do BRICS.
O SPFS possui funcionalidade semelhante ao SWIFT e permite a transmissão de mensagens entre instituições financeiras no mesmo formato. Foi criado pelo Banco da Rússia como uma alternativa ao sistema baseado na Bélgica em 2014, quando Moscou foi atingida por sanções ocidentais pelo conflito na Ucrânia.
Em abril, a presidente do Banco Central da Rússia, Elvira Nabiullina, disse que a maioria dos credores russos e 52 organizações estrangeiras de 12 países receberam acesso ao SPFS e que o regulador do serviço manteria em segredo a identidade dos membros do sistema de pagamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário