Atenção plena é o processo de tornar-se consciente do fluxo do espírito dentro de nós e aprender a agir de acordo com esse fluxo. Todos nós somos Deuses em ação e nós temos uma escolha enquanto estamos vivos que se resume perfeitamente em uma citação.
“A cada momento temos uma escolha. Podemos optar por ser o anfitrião de Deus, ou o escravo de nossos egos.” ~Wayne Dyer
Atenção plena é escolher o primeiro. Todos os seres são Deuses em ação, mas em todos os lugares em que há sofrimento, limitação, dor, imperfeição, ou escassez em nossa vida e no mundo é o lugar onde temos agido com o ego. Nosso ego está fora de equilíbrio com o espírito e, assim, trabalha contra a inteligência infinita. Nós não queremos trabalhar contra a inteligência infinita, porque existe apenas uma intenção no Universo inteiro: a evolução espiritual.
A Mente universal é um potencial infinito, infinito amor, felicidade, criatividade, abundância e conectividade. Quando agimos de acordo com estes princípios universais e coerentes com a intenção do Universo, experimentamos todas estas qualidades em nossas vidas. Cada dia que nós praticamos a plena consciência aumentamos a nossa capacidade de manter uma conexão com o espírito, e, portanto, nós cultivamos essas mesmas qualidades da Mente universal dentro de nós mesmos e em nossas vidas. Este é o processo que chamamos de evolução espiritual.
Essa força amorosa, feliz, criativa e inspiradora está acessível para nós em todos os momentos e quando ela flui através de nós podemos sentir isso de forma tangível. Se você é um músico, é o mesmo fluxo que você experimenta quando está se expressando criativamente, através de uma “interferência” que permite a sua inspiração guiar você. Quando estamos neste estado, não só somos intuitivamente capazes de desempenhar exatamente as notas certas quando necessário, mas fazê-lo sem esforço de uma maneira que mantém a harmonia, e faz nos sentir muito bem.
Se você é um escritor, é o sentimento que começa quando você se senta na frente do seu computador, ou com seu caderno e caneta na mão, você simplesmente permite que as palavras fluam através de você. As palavras começam a fluir como se fosse uma ideia, um artigo, uma história que já existe no Universo e você está apenas tocando nela, sua intuição está sussurrando as palavras para você que está simplesmente transcrevendo-as.
Ou se você é um artista, iogue, jogador, ou um atleta, é o sentimento que começa quando você está no seu jogo. Tudo parece estar indo perfeitamente, você flui perfeitamente em sintonia com o jogo, com o seu adversário, ou com você mesmo e sua mente e corpo funcionam de um modo que você é perfeito, intuitivamente (alguns diriam instintivamente) toma as decisões corretas para atingir seu objetivo.
Aproveitar este fluxo é possível através da atenção plena, que também nos ajuda a ampliar o fluxo de energia, equilíbrio, harmonia, inteligência, criatividade e senso de domínio em nossas vidas. Ao nos alinharmos com o espírito ele se abre, se expande e limpa o nosso elo de ligação para que possamos experimentar este mesmo fluxo em cada momento de nossa vida. Esse é o poder da atenção plena.
Estendendo o Fluxo Com Atenção Plena
“Eu sou um artista em vida, minha obra de arte é a minha vida.” ~Shunryu Suzuki
Experimentamos o fluxo quando fazemos algo de todo o coração, e empregamos a nossa atenção completamente nele. Isso não acontece da noite para o dia, mas como resultado do foco consistente, treinamento e prática, assim como o domínio de qualquer coisa. Todos nós temos muitos talentos, áreas específicas de potencial e paixão que nós voluntariamente desenvolvemos e podemos alcançar altos níveis de domínio, mas a fim de libertar o nosso verdadeiro potencial em qualquer área de nossas vidas, devemos dominar o que rege a nossa realização em todas as áreas de nossa vida: a nossa atenção.
Lao Tzu disse que o sábio “permanece um testemunho de vida, então ele permanece.” Ao desenvolver atenção com a atenção plena nos tornamos um “testemunho de vida”, que nos dá a liberdade como o resultado do desapego. Isso nos dá a capacidade de observar a vida, os nossos pensamentos, emoções e hábitos sem nos envolver neles para que possamos altera-los quando necessário.
A única razão de nós não experimentarmos o fluxo em todos os momentos em nossa vida é porque não estamos prestando atenção totalmente. Nem mesmo nos nossos pensamentos, por isso não temos conhecimento quando estamos agindo genuinamente, ou a partir do ego. A maior conquista da atenção plena para qualquer ser humano é ser capaz de reconhecer em si quando há negatividade, violência, raiva ou qualquer outra emoção não divinamente alinhada, e, em seguida, ele tem o poder de optar em não agir desta forma.
Só a atenção plena pode nos dar a atenção e a velocidade necessária para nos seguremos quando estamos prestes a agir a partir do ego e em níveis mais baixos do nosso ser. É este tipo de ação que resulta em todo o sofrimento, conflito, imperfeição e mal-estar em nosso planeta. A atenção plena é o caminho para o domínio de si mesmo que é necessário não só para alcançar o nosso verdadeiro potencial, mas também para alcançar internamente a paz interior, a felicidade e o amor.
Nós já somos a felicidade, paz e amor, mas quando deixamos nosso ego correr sem controle em nossa vida, nós existimos inconscientemente (como a maioria de nós tem feito a maior parte da vida), então nos condicionamos a pensar, agir e viver de uma maneira que não está alinhada com o espírito.
Ao aprender a prestar atenção, somos capazes de permanecer no fluxo do espírito, ligados a intenção, que nos guia através da inspiração em ação que está perfeitamente em harmonia com o Universo e com a nossa verdade interior quando somos capazes de realizar a menor quantidade de ação inspirada e, portanto, sem esforço manifestar os nossos sonhos e nosso potencial. Isto é assim porque quando agimos em harmonia com o Universo, nós agimos com todo o poder do Universo.
Aplicando A Atenção Plena
Simplificando, atenção plena é a prática final de harmonia entre as forças universais, a nossa verdadeira natureza, nossos pensamentos, emoções e ações. Então, como podemos aplicá-la em nossa vida ?
O processo é simples: Tudo o que você deve fazer é começar a prestar atenção ao seu mundo interno e ajustar-se continuamente até que você pode perceber e manter um fluxo criativo através de você em todos os momentos. Este fluxo criativo é sentido como uma energia fluindo através de seu corpo, ou um sentido definido e imperturbável de propósito e bem-estar.
Quando você não pode senti-lo, então você está desconectado do espírito. Quando você pode sentir isso você está conectado e conforme mantêm a conexão você cultiva a sua energia, felicidade e poder, simplesmente por estar ligado a sua inspiração total fornecida pela Fonte.
Pratique escutar seu interior, de modo que você pode ouvir e sentir o que está acontecendo dentro de você. Torne-se receptivo não aos seus pensamentos, mas a energia e a intenção por trás deles. A intenção é a força que cria este Universo e quando a intenção de seus pensamentos é divina, você está em alinhamento e está pensando com a mente do Criador. Quando a sua intenção está alinhada com o ego, o egoísmo, a avareza, a maldade, a raiva, a auto piedade e assim por diante então você não está conectado com o Universo.
Inicialmente quando praticamos a atenção plena tudo vai parecer o mesmo, da mesma maneira que as línguas asiáticas parecem o mesmo para alguém que não tem familiaridade com elas. No entanto, conforme você ganha familiaridade com você mesmo e seus pensamentos então, finalmente a diferença entre um pensamento ou ideia divinamente alinhada vai ser tão gritante como a diferença entre a sua língua materna e uma estrangeira. Quando você pode identificar o divino dentro de você, então você está em sintonia com a sua verdade interior.
A identificação é o primeiro passo, então nossa força de vontade e atenção são aumentadas e finalmente seremos capazes de escolher através de quais pensamentos nós devemos agir conscientemente, nós seremos ainda capazes de escolher conscientemente os pensamentos que queremos ter. Isso nos dá um poder enorme em nossa vida e nos permitirá fazer qualquer coisa, criar qualquer coisa, ser qualquer coisa.
Como seria a sua vida se você tivesse o poder de parar o fluxo de autodúvida e autoderrota que o paralisa antes mesmo de começar ? E se você pudesse pegar a negatividade, a raiva, a frustração e substituí-las por positividade, bondade e paz ? Imagine o poder que você iria exercer sobre si mesmo e em sua vida. Imagine o quão bonito você poderia ser, o quanto que você seria perfeito sem toda essa negatividade. Com a atenção plena você pode aprender a expressar apenas a perfeição.
Desacelere e seja paciente. Na vida nós temos uma tendência de apressar as coisas. Nós nos inspiramos depois corremos rápido demais para fazer as coisas e acabamos perdendo a conexão com o espírito. Ou temos pressa em terminar nossas tarefas, porque a nossa mente está indo tão rápido que nem sequer nos conectamos em primeiro lugar.
A paz interior não tem nada a ver com o nosso mundo externo e é completamente independente dele. Tem a ver com a paz de seu mundo interno. A paz interior é o resultado da simplicidade e do vazio, de modo que estamos abertos para o fluxo mas se há muita coisa acontecendo, então é muito mais difícil detectar o fluxo dentro de nós. Quando estamos abertos para o fluxo, então estamos em harmonia com as forças do Universo e com a nossa verdadeira natureza. Desta forma é conseguida a paz.
Aprenda a sentar e esperar pacientemente. Isso é algo que todos os grandes criadores sabem fazer bem. Quando estiver à espera da inspiração a melhor coisa a fazer é criar espaço para ela se manifestar. Músicos, escritores, pintores e artistas de todos os tipos, usam essa técnica para fomentar a criatividade. Eles podem sentar em uma mesa na solidão por uma hora todos os dias com uma caneta e papel na mão, esperando pacientemente a inspiração chegar. Isso é o que significa criar espaço.
Michelangelo e Da Vinci olhavam para as telas em branco, ou blocos não esculpidos em mármore por horas, dias, semanas e meses a fio até que a inspiração vinha e eles estavam prontos para trabalhar guiados pela mão do divino. Ninguém pode negar que as obras de Michelangelo e Da Vinci, em particular, são infundidas com a divindade.
Cada um de nós tem a capacidade de fazer o mesmo e não apenas com o nosso trabalho, mas com a nossa vida, se desacelerar e esperar pacientemente pela orientação e instrução que vem sob a forma de inspiração. Use a atenção plena para criar a si mesmo e em sua vida a mesma qualidade de atenção e cuidado que grandes mestres mostraram em suas maiores obras-primas.
Preste atenção aos seus pensamentos, ações, ideias e avisos sobre os quais se sente bem e quais não. Observe quais dos seus padrões de comportamento incutem um sentimento de paz, humildade, bondade, amor e gratidão. Será que o eleva e deixa-o em paz quando você discute com as pessoas, luta, e ignora as suas ideias ? Você se sente bem após incessantemente falar de si mesmo e ostentar ? Ou você se sente vazio e envergonhado ? Você pode se sentir temporariamente importante, mas esse sentimento é instável e não é uma sensação verdadeira de bem-estar.
Se você tem estado perpetuamente se sentindo não tão bem, nem mal, ou apenas ok, então você está em sintonia com níveis mais baixos de energia, portanto, o seu corpo vai levar algum tempo para aprender não apenas a perceber as energias mais elevadas, mas também como mantê-las. A atenção plena não é uma solução rápida e não se trata de altos e baixos. É uma prática de forma constante e gradual para aumentar a nossa consciência espiritual, a fim de podermos aprofundar nossa compreensão do Universo e de nós mesmos para ficarmos em harmonia.
Quaisquer que sejam os pensamentos, ações, comportamentos, ideias e desejos que realmente o fazem se sentir bem, faça mais deles ! Quanto mais pudermos aumentar a nossa capacidade de nos sentir bem, fazendo o que nos faz sentir bem e pensando o que nos faz sentir bem, mais aumentamos a nossa capacidade de sentir as energias do Universo, a intenção nos guiando e fluindo através de nós, é isto que a atenção plena é. Não é uma prática obscura que não tem nenhum benefício, é uma prática que nos ajuda a nos tornarmos melhor em todos os sentidos.
©Brandon West
Origem: projectglobalawakening
Fiquem com Luz e sempre observem tudo com a verdade do seu coração!
A Vitoria da Luz esta próxima...!
Ssapyará (Rinaldo)
Email - rochalve@msn.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário