➠MATRIX
No filme Matrix, quando Morpheus diz a Neo que “você tem que entender que a maioria das pessoas não está pronta para se desconectar do sistema”, ele está falando sobre uma verdade profunda da natureza humana.
O “sistema” da Matrix é uma metáfora para a ilusão do que é real, uma construção artificial projetada para controlar e subjugar a humanidade, dando-lhe uma falsa sensação de realidade.
A maioria das pessoas hoje vive presa nesta ilusão, incapaz ou sem vontade de ver além do véu das mentiras, da manipulação e do controle. Morfeu entende que, para muitos, o conforto do sistema é preferível ao perturbador e muitas vezes doloroso processo de despertar para a verdade.
As pessoas foram condicionadas desde o berço, ao longo de anos de doutrinação, por vezes gerações, a aceitar o mundo tal como ele lhes é apresentado.
Desconectar-se deste sistema é enfrentar a dura, às vezes insuportável, realidade de que tudo o que você pensava ser real é, na verdade, mentira. Isso requer coragem, disposição para aceitar o desconforto e, o mais importante, disposição para abandonar o que se pensava ser a verdade.
Morfeu também sabia que aqueles que ainda estão ligados ao sistema são muitas vezes os seus defensores mais fervorosos. Porque? Porque o sistema se tornou sua identidade. Seu senso de identidade, suas crenças, seus valores estão todos ligados às ilusões e construções desse sistema.
Ameaçá-los é ameaçar tudo o que lhes é caro. Para muitos, é mais fácil defender o sistema do que enfrentar a possibilidade de terem sido enganados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário