segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Star Wars: a verdadeira história oculta por trás da saga

Posted by  on 04/08/2017
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Gostaria de compartilhar com vocês minha experiência pessoal de colaboração durante três dias no início dos anos 70 com Marcia Lucas e uma pequena equipe de estudiosos da Antroposofia na criação do roteiro da saga STAR WARS e minhas recentes descobertas sobre como esse trabalho fundamental afetou a escrita, edição e as sequências da Trilogia original.
Tradução, edição e imagens:  Thoth3126@protonmail.ch
STAR WARS: A verdadeira história oculta do por que a saga se tornou a “religião” mais recente do mundo. A Fonte da Força (O PODER) – O SEGREDO POR TRÁS DA INSPIRAÇÃO DE STAR WARS
Douglas Gabriel, 2016. – Fonte: http://cosmicconvergence.org
Em primeiro lugar, parece adequado que meu primeiro encontro com as origens de Star Wars – um conto de fadas moderno, em última análise sobre o retorno da CONSCIÊNCIA HUMANA ao espírito – aconteceria no Natal, uma época em que a humanidade recorda seu sentido de esperança no espírito (a FORÇA-PODER).
Eu era um estudante no Waldorf Institute na época, e me lembro do dia em que conheci os personagens de Luke Skywalker, os robôs R2D2, C3PO e toda a comitiva dos personagens de Star Wars. No entanto, quando eu os encontrei pela primeira vez, eles eram mais parecidos com bonecos de papel bidimensionais em um roteiro inacabado, antes que seu verdadeiro significado (“o espírito”) tivesse sido soprado neles.
Por exemplo, Luke Starkiller como eu o conheci estava muito longe do Skywalker que ele depois se mostrou ser. Você pode se surpreender ao saber que a história na sua forma inicial foi retratada através dos olhos mecânicos dos dois robôs, ainda não era o épico familiar, agradável à multidão que se tornaria um dos filmes mais famosos e cativante do mundo cinematográfico. 
Isto é, naturalmente, antes que eu e meus os colegas do Waldorf Institute passássemos três dias como parte de uma sessão de trabalho de think-tank com a talentosa então esposa de George Lucas e editora de filmes profissionais, Marcia Lucas (née Marcia Griffin), para transformar uma história que originalmente se baseava em dois robôs em um conto de fadas moderno que ainda hoje evoca um sentido intemporal do destino humano.
Encontro com Marcia
Naquela época, como os personagens, eu estava em desenvolvimento (uma condição humana básica) , também, como são todos os estudantes sérios. Além de ser um estudante de Antroposofia – uma disciplina do conhecimento desenvolvida por Rudolph Steiner {Ele a apresenta como um caminho da busca da verdade que preenche o abismo historicamente criado desde a escolástica entre fé e ciência, a antroposofia é a “ciência espiritual” (conhecimento-CONSCIÊNCIA)} preocupado com todos os aspectos da vida humana, espiritualidade e evolução futura – também administrei a livraria Waldorf, que era um tesouro de conhecimento espiritual.
rudolf-steiner
Rudolf Steiner
Aquele período de Natal EU estava ocupado, e eu estava trancando a loja e pronto para ir para casa quando meu professor, Werner Glass, se aproximou de mim. Também nascido na Áustria, como Steiner, Werner era um instrutor muito querido no Instituto Waldorf e incontestavelmente o mais proeminente erudito antroposofista da América. Só posso dizer hoje que foi uma grande honra ser seu aluno. Naquele dia, havia um brilho de muita alegria em seus olhos. Pensando que ele simplesmente iria me desejar um feliz feriado, fiquei surpreso quando ele me pediu para segui-lo. 
“Onde?” Eu disse, seguindo-o cegamente como um filhote de cão fiel.
Sem responder, ele me levou para uma das salas de aula mais espaçosas, onde outros quatro alunos já estavam sentados ao redor de uma mesa, conversando com o co-diretor do Instituto, Hans Gebert. Uma mulher que eu não reconheci parecia estar no centro da conversa – uma morena de aparência agradável com um ar amigável, mas sofisticado.
Quando todos viram Werner na entrada, eles olharam para cima com uma sensação de expectativa, como a maioria dos estudantes geralmente faziam quando Werner entrava em uma sala. Ele era como um pai para todos nós. Ele me fez um gesto para sentar-me, depois sentou-se e começou a explicar a situação.
“Estou muito satisfeito por apresentar a todos vocês a Marcia Lucas”, disse ele.
“Seu marido (George Lucas) é um diretor de cinema bem conhecido que está trabalhando em um roteiro para um filme de ficção científica – uma espécie de ópera espacial – e eles gostariam da perspectiva nossa do Waldorf. Não sei se você já ouviu falar de George Lucas?”
Era a primeira vez que ouvia o nome de George Lucas. Eu certamente não tinha visto o seu críticamente aclamado e comercialmente bem sucedido filme “American Graffiti”. Eu também não sabia que sua esposa, Marcia, era uma editora de cinema completa por seu próprio mérito e direito.
“Bem, Marcia está familiarizada com a Antroposofia e o trabalho de Rudolph Steiner, e ela precisa de nossa ajuda com o roteiro, para torná-lo mais inspirado por Waldorf de modo que terá bom mérito como um filme e uma história de saga espiritual”.
Marcia assentiu e ofereceu mais contexto. Ela disse que a “grande tela (de cinema)” devia ser usada para entregar mensagens importantes para o público e contar uma história mais espiritual, que tivesse uma boa base na verdade, não apenas ser um sonho de outro diretor.
Isso começou a me inspirar, como contar histórias é o centro do nosso currículo de ensino em escolas Waldorf. Os filmes são a exposição da massa a histórias. Histórias, como contos de fadas, ajudam a inspirar a psique daqueles que as testemunham, semelhante aos sonhos compartilhados. Na escola Waldorf, o professor vai contar uma história para as crianças, que aprendem de cor e recitá-la de volta na sala de aula no dia seguinte. Uma vez memorizada, as histórias são mais interpretadas através da música, dança, desenho, pintura e qualquer número de outras respostas criativas.
Marcia precisava de nossa contribuição, ela nos disse, porque o roteiro estava entrando em seu terceiro rascunho e faltava um elemento de espiritualidade nele. Eu podia ver que ela estava resolvendo problemas, procurando sinceramente uma maneira de fazer o roteiro funcionar.
“Tenho certeza de que estamos prontos para a tarefa”, disse Werner, olhando para mim.
Nos últimos minutos, eu estava sentado lá, perguntando: “Por que estou aqui? Ninguém me tinha contado sobre essa reunião. “Então, eu olhei ao redor e percebi que eu era o estudante mais experiente lá. Os outros eram muito jovens, menos estudados na Antroposofia e certamente não até este nível de trabalho. Fiquei imensamente aliviado que Werner estivesse lá para nos guiar durante a sessão, e sentou-me, relaxado.
“O diálogo é um pouco fraco”, disse Werner. “Eu disse a Marcia que poderíamos ajudar com isso também.”
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A esposa de George Lucas (à direita) entre 1969-1983, a influência de Marcia Lucas nos filmes American Graffiti e a trilogia Star Wars foi profunda e definitiva para seu sucesso.
Com isso, Werner levantou-se de seu assento e disse: “Bem, então. Minha família está esperando em casa e devo ir. Nenhum de nós pode acreditar. O principal antroposofista americano ia deixar este importante projeto em nossas mãos? Werner acrescentou:
“Douglas é a minha mão direita, e vou verificar seu trabalho ao longo dos próximos dias.”
Em seguida, deu as boas-vindas a Marcia aos recursos e à hospitalidade do Instituto e nos deixou polidamente. Com Werner indo embora, todos nós olhamos para o co-diretor do Instituto, Hans, para liderar a sessão. Hans levantou-se.
“Bem, devo admitir que a ciência e a matemática são minha verdadeira especialidade”, disse Hans, em sua forma característica. “Então, eu tenho medo de não ser de muita ajuda para este grupo.”
Ele amavelmente pediu-nos desculpas e disse adeus, depois saiu. Neste ponto, fiquei um pouco em pânico. Meus líderes me deixaram em um grande vácuo desconhecido! Marcia Lucas, que eu não sabia que na época já era uma das maiores editoras de filmes do mundo, olhava para mim com expectativa.
De repente, tive a sensação de que Werner tinha dito algo a ela sobre mim, semelhante ao seu comentário sobre eu ser sua “mão direita”. Tive uma vaga compreensão de que ela e eu estávamos aqui apenas por causa de Werner. Tendo sido um ator brilhante na Escola de Teatro de Londres, Werner tinha sido o antroposofista primário da escola Waldorf em North Hollywood em lidar com atores, diretores e produtores. Ela estava aqui por causa dele e eu estava aqui porque ele trouxe um estudante promissor para a mesa para este projeto especializado. Certamente, ele sabia o que estava fazendo, então eu decidi confiar nisso.
“Bem, então, vamos começar,” eu disse. – Conte-nos a história, Marcia.
Enquanto ela falava, eu me levantei e fui até o quadro-negro da sala de aula. Marcia teve dificuldade em articular a história; não fluía facilmente. Com giz colorido, comecei a esboçar o story-board (N.T. Um storyboard é um organizador gráfico em forma de ilustrações ou imagens exibidas em sequência com a finalidade de pré-visualização de uma imagem em movimento, animação, motion graphic ou sequência de mídia interativa)
“É uma história de dois robôs, você vê – o filme é visto através dos seus olhos”, disse ela. “Os robôs são elementos-chave da história. Eles devem ser mantidos”.
Compreendi que os robôs não eram negociáveis. Devemos trabalhar de alguma forma com eles.
“Ok”, eu disse. “Você pode nos ler o diálogo inicial?”
Ela começou. Foi difícil para nós ouvirmos. Como editora experiente, Marcia sabia disso. Os personagens não funcionaram. Eles não estavam vivos. Ela sinceramente queria reescrever o roteiro do filme de seu marido para o seu pleno potencial, mas neste momento, era descontinuado. Só mais tarde que eu aprendi mais sobre o contexto de sua parceria – como George era um gênio preocupado com o tema de máquinas e tecnologia, e Marcia era o lado humanista, focado em contar uma história significativa que ressoaria com o público. Eu não sabia disso, mas ela estava aqui, basicamente, tentando salvar o roteiro.
A FONTE DA FORÇA: O SEGREDO POR TRÁS DA INSPIRAÇÃO DA SAGA STAR WARS:
Eu decidi ser franco com ela.
– Primeiro, a história não é arquetípica – disse eu. “O autor não sabe a verdadeira natureza e valor dos personagens que ele está prestes a colocar juntos.”
Marcia começou a escrever notas rapidamente em seu caderno.
“O diálogo é irreal e banal. Ele serve apenas a um propósito – para passar para a próxima cena. Assim, a mensagem da história acontece na ação entre cenas”.
Ela assentiu, escrevendo. Eu continuei. 
“Não há desenvolvimento de caráter, personalidades. Ninguém se identificará com esses personagens”.
Então, em uma nota positiva, eu disse: “No entanto, seu marido tem aproveitado a verdadeira realidade espiritual do nosso tempo. Sua obsessão por ver o mundo através dos olhos de dois robôs é genial, mas um pouco confuso. Podemos trabalhar com isso”.
Como todo mundo ali, incluindo Marcia, era um estudante de Antroposofia, comecei a fazer o que Werner sabia que viria naturalmente para mim tanto como professor quanto como aluno – aplicar os princípios que eu havia estudado ao nosso problema atual com o roteiro.
“George descreveu o desafio de nossos tempos”, eu disse, “A guerra com as máquinas, simbolizada nos dois robôs companheiros de jornada de Luke Starkiller (matador de estrelas e mais tarde Skywalker-andarilho das estrelas)”.
Agora, uma nota lateral interessante sobre os nomes. Como Luke Starkiller, nenhum dos nomes do personagem que Marcia nos lia estava em sua forma final. De fato, mais tarde recomendei que o herói, Luke Starkiller, fosse mudado para “Luke Skywalker”, de tradições indianas, tibetanas e das nações peles vermelhas norte americana, significando andarilho das estrelas (a condição de uma alma humana). Então, desde que Luke significa “luminoso”, e eu também tinha o conceito de um sabre de luz, uma arma que tanto defende como um escudo e é usada para ataques como uma força formidável. (Em termos antroposóficos, o sabre de luz representa a coluna vertebral humana.)
Esses detalhes viriam mais tarde. Agora, nós tínhamos que nos concentrar em moldar a própria história.
“Eu acho que precisamos voltar ao conceito de um conto de fadas”, eu disse, explicando que todos os contos de fadas começam com uma referência da história fora do tempo e do espaço e terminam com alguma referência à sua própria continuidade.
“Eu penso que o que você pode querer é um conto de fadas de ficção científica adulto que é espiritualmente (envolvendo um PROCESSO EVOLUTIVO NO AMADURECIMENTO DA ALMA) preciso, mas fascinante e interessante.”
Marcia concordou.
Com sua entrada, decidimos começar com Luke Starkiller. Tentamos descrever seu desenvolvimento do caráter em termos da polaridade que cada pessoa tem em sua alma – os caminhos do mal, da esquerda e da direita. No final, é o caminho do meio, “a FORÇA”(o EQUILÍBRIO), que o guerreiro Jedi deve escolher vivenciar. No entanto, sem explorar os caminhos da esquerda e da direita (o CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL), o Jedi é enfraquecido por não conhecer seu (PRÓPRIO) inimigo (INTERNO).
“Então, cada frequentador de cinema será confrontado com a necessidade de tomada da mesma decisão, não importa qual seja a sua vida?”, Disse um dos alunos.
“Sim, esse é o caminho da maioria dos contos de fadas”, eu disse. A questão é: “Qual dos três caminhos você escolherá?”
Aqui novamente, fiquei impressionado com o brilho de George Lucas. Sua obsessão com as máquinas ressaltou o maior desafio da nossa era – o caminho do ocultismo mecânico à direita como descrito por Rudolph Steiner e o caminho do pensamento esquerdo que se tornou maligno. Se eu tivesse visto seu primeiro filme, THX-1138, eu teria reconhecido isso ainda mais claramente.
“Os dois robôs podem representar o pensar e querer”(o frio e mecânico intelecto), eu propus.
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Os robôs C3PO e R2D2
Como os heróis da história original de George, tanto C3PO e R2D2 permitem ao público “ver através dos olhos das máquinas.” Em seu relacionamento e interações com eles, Luke usa seus robôs para melhorar seu pensamento (C3PO) e disposição (R2D2) em uma era de domínio das máquinas, mas finalmente encontra o caminho do meio – o do sentimento (o do CORAÇÃO, onde esta alojada a ALMA no corpo humano, no Chakra Anahata).
“Vamos explorar os dois extremos: o caminho da esquerda do pensamento e o caminho da direita do querer”, eu disse.
Passamos tempo falando sobre isso. Tanto C3PO quanto o Imperador do Mal estão no caminho da esquerda do “pensamento” (meramente INTELECTUAL, EGÓTICO) que se transformou no mal. Por exemplo, C3PO pode pensar, mas não pode agir,  e o Imperador precisa de Darth Vader para realizar suas ações desejadas. Em contraste, os robôs R2D2 e Darth Vader estão no caminho do lado direito do “querer”. Tendo a capacidade de querer, eles ainda precisam ser informados sobre o que fazer. Darth Vader é o ser que conhecemos como Ahriman – acrescentei.
“Ele representa a inteligência composta de todas as máquinas, encarnada em um ser humano”.
“Então, o que dizer de um caminho do meio? Existe um? “, Perguntou um dos alunos.
“Excelente pergunta”, eu disse.
“O caminho do meio é o que os caminhos da direita e da esquerda perdem. Incapaz de compreender o caminho do meio, ambos os lados procuram destruí-lo. Os mestres Jedi como Obi-Wan Kenobi e Yoda desenvolveram-se no caminho do meio, já tendo dominado os outros dois caminhos. Representam o desejado encontro do centro equilibrado entre os dois extremos”.
De fato, esta dinâmica de dois pólos do mal é o motivo central da primeira trilogia de Star Wars.
Mestre das máquinas
Uma vez que entendemos a história no contexto deste quadro antroposófico, o próximo passo foi focar ainda mais no personagem de Luke Skywalker.
“Eu acho que Luke precisa desenvolver seu personagem interagindo com os dois robôs, tanto a mão esquerda quanto a mão direita”, eu disse.
Discutimos então cada robô. Como um robô no lado “pensante”, C3PO pode falar muitas línguas e é programado para a etiqueta e tradução de inúmeras línguas, um uso verdadeiramente inspirado para máquinas que raramente vemos. Ele representa um mal que tem existido enquanto as línguas em todas as culturas desde o início do desenvolvimento intelectual humano – o nome de Lúcifer, que encarnou em um corpo físico na China em 2000 aC.
Como o “caminho do lado esquerdo do mal”, Lúcifer é um arquétipo de Prometeu que traz o fogo, a linguagem intelectual fria, a filosofia, a escrita e a cultura para a humanidade (a instrumentação para a evolução da Alma). Acorrentado a uma montanha, ele sofria cada dia com um abutre comendo seu fígado até ser resgatado por Hércules. Ao representar Lúcifer / Prometeu, C3PO serviria como um contra-ponto para a encarnação quatro mil anos depois, em 2000 AD de Ahriman, o rei das máquinas e da fria tecnologia, também conhecido como Darth Vader.
Lucas, que modela o Hércules original ou o herói em todos nós, eventualmente quebra as correntes para libertar Prometeu, o que traz o fogo, mas que está no caminho da esquerda. Assim, também, o Imperador do Mal em Star Wars representa o poder do fogo (demonstrado como um raio de suas mãos e a sabedoria maligna dos Sith) que o consome cada vez mais na medida em que ele o usa para mal, para exercer CONTROLE.
“Luke está situado entre os dois robôs, entre os dois caminhos, como sua irmã gêmea, a Princesa Lea (arquétipo do feminino sagrado). Sua espiritualidade perdida está atraindo-o para cima em espírito “, eu disse.
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Luke Skywalker, representa a ALMA humana no caminho da BUSCA pela sua EVOLUÇÃO…
Todos os guerreiros Jedi transformaram seu sangue, no que mais tarde foi chamado de “midi-chlorians” contido no sangue. À medida que equilibram as forças dos caminhos esquerdo e direito, eles elevam sua consciência, o que aumenta o potencial espiritual no sangue, um processo que Steiner chama de “eterização do sangue”. Como Steiner ensinou, as pessoas espirituais carregam seu sangue com uma Consciência que os conecta ao espírito (a FORÇA-PODER). No entanto, ao contrário do filme, a habilidade de acessar o espírito ou a Força não é transmitida através da hereditariedade. Então, depois de discutir todos esses conceitos e lançar as bases para o entendimento comum, aqui está a história de Star Wars que planejamos:
Era uma vez, numa galáxia distante, muito distante, Luke Skywalker (o homem arquetípico EM EVOLUÇÃO) encontra sua vida envolvida, se não consumida, por máquinas. Lucas é o mestre dessas máquinas, porque ele tem consciência e, portanto, é puxado pela mão esquerda e pela mão direita. Ele é um órfão, como todos os seres humanos modernos se encontram (sentindo-se separado da sua fonte criadora), e sabe que algo grande vive dentro dele. Ele tem esperança em um universo sem esperança.
O pai (o Negro e robótico Darth Vader) de Luke sucumbiu presa do caminho do lado direito do mal das máquinas que o transformou em um homem parcial apenas – uma abominação parte máquina e parte ser humano que luta contra seu próprio espírito e deseja dominar a galáxia, mesmo que isso signifique matar seu próprio filho.
O caminho do lado esquerdo da magia negra pessoal vive no Imperador Maligno que também deseja matar todos os Jedi e, mais especialmente, o filho de Darth Vader.
Luke é protegido pelo humilde Jedi, Obi-Wan Kenobi. Eventualmente, este Jedi o leva ao seu professor do “caminho do meio” (a FORÇA-PODER) e se sacrifica para poder ajudá-lo na compreensão do mundo espiritual. Este caminho do meio é como o caminho para acessar o seu próprio EU SUPERIOR, a parte divina em cada ser humano.
No caminho, assim como Dorothy na Yellow Brick Road, Luke ganha alguns companheiros de viagem. Assim como o Mágico de Oz foi uma destilação de rituais maçônicos de iniciação, Star Wars apresentaa o público as partes da alma. Isso é necessário para tornar a história arquetípica, de modo que ela será sempre fresca. Por exemplo, Obi-One Kenobi representa a mais alta das três partes da alma, a alma com consciência do bem e do mal, que funde o espírito com a matéria assim como seus poderes Jedi lhe dão o poder da mente controlar a matéria.
Chewbacca, companheiro de Han Solo, personagem de Harrison Ford, representa a alma inferior, a alma sensível ou astral que deve transformar o animal em nós em um humano com características espirituais. Han Solo representa a alma intelectual que primeiro começa a despertar para o pensamento superior. Embora inteligente, o EGOÍSTA Han Solo não tem a capacidade de ver o grande quadro como Obi-One Kenobi.
Entre os três companheiros de Luke, assim como como o Leão, o Homem de Lata, e o Espantalho, cada um contribui com uma qualidade especial para Luke ao longo do seu caminho do despertar para sua FORÇA interior. Steiner chama essas qualidades da alma de “pensar, sentir e querer”. No centro da história, Luke representa o EGO, ou o ser humano pensante, e deve dominar os três passos do desenvolvimento da alma.
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Até as cores usadas na obra Star Wars são verdadeiras, VERMELHO e PRETO são as CORES de LÚCIFER… de baixa vibração e que incitam o INSTINTO ANIMAL…
UM RETORNO AO ESPÍRITO (O filho Pródigo)
Agora que construímos a estrutura subjacente, que era a parte mais hercúlea de nossa tarefa, estava claro para mim que precisávamos desenvolver esses personagens em arquétipos. Sabendo agora o que motivaria cada personagem, poderíamos facilmente ouvir as palavras que cada um iria naturalmente dizer e até mesmo imaginar suas reações realistas para o desdobramento do enredo.
Ao fazê-lo, mantivemos em mente uma verdade fundamental: o CAMINHO para o bem o para o mal são ESCOLHAS, que são feitas DIARIAMENTE. O Imperador Malvado e Darth Vader não nasceram maus; eles escolheram seus próprios caminhos. Luke Skywalker, o homem arquetípico, também deve fazer suas escolhas e viver com o bem ou o mal que resultará destas suas escolhas. Ainda assim, depois de todo esse trabalho que tínhamos feito, uma coisa estava faltando.
“Ainda temos um problema”, eu lembrei a Marcia. – Onde está a história de Luke?”
Intensamente faltando na versão original da história, esta questão teve que ser resolvida de modo que tudo mais fizesse sentido.
“Não é Luke, essencialmente, um arquétipo do filho pródigo?” Eu disse.
Outros concordaram que Luke estava separado da casa de seus pais e desejava retornar. Este é um elemento universal com o qual todos poderiam se identificar. Como Luke, cada um de nós tem nosso destino particular. Em nossa vida, embarcamos na busca para encontrá-lo e retornar ao nosso reino (a “casa” de nossos pais originais) no espírito. Desenvolvemos ainda mais a direção e o papel de Lucas na história da seguinte maneira:
Luke sabe que ele é especial, mas não sabe o por quê. Ao longo da história, ele deve evoluir para sua missão de enfrentar sua verdadeira identidade como filho de Darth Vader (arquétipo da ESCURIDÃO), aceitá-la e decidir o que fazer com ela. Em última análise, Luke nega o poder frio das máquinas que tentam obter controle sobre ele. Em vez dos híbridos homem-máquina de coração cruel, calculista, teimoso, egótico, rebelde e frio, Luke escolhe o amor. Ele só deve chegar a esse despertar depois de receber a ajuda de seus companheiros.
Sua irmã Leia (que eu sugeri que deveria ser chamada de Maya-ilusão em sânscrito, arquétipo da matéria) representa seu eu espiritual. Embora primeiramente atraído a ela através do desejo físico, sem saber que ela era sua própria irmã, Skywalker transforma essa atração em amor espiritual e vincula seu destino ao dela, como a alma que se liga ao espírito, na busca do retorno “para casa”.
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O ARQUÉTIPO DO FEMININO (a Sophia) é representado pela princesa Leia, na luta da Luz contra as Trevas o feminino é sacrificado e vilipendiado…
Mais segura de si mesma, Leia foi tratada como a princesa que ela é intrinsecamente. Luke tem lutado para “alcançar” a consciência onde ela estava, mas no final, seus destinos estão permanentemente entrelaçados. Porque ele está no caminho espiritual do auto-desenvolvimento versus o caminho físico da gratificação das necessidades físicas, egoístas e terrenas, Luke não “ganha o coração da princesa” – essa parte da história é deixada para outro personagem, para Han Solo.
Como parte de sua jornada, Luke usa o caminho do meio, o de desenvolver em si mesmo a FORÇA-PODER para conquistar tanto o Imperador do Mal como (SEU PAI) Darth Vader. Quanto mais os caminhos da esquerda e da direita tentam conquistar Luke, mais eles são vítimas dos efeitos colaterais do uso do mal para ganho pessoal EGOÍSTA.
Como o ser humano moderno, Luke conquista os inimigos do mal da tecnologia representada pelas frias máquinas, os dois robôs com a ajuda de seus companheiros (os cavaleiros Jedi) e desenvolve duas poderosas “forças” que as máquinas não podem controlar: a busca da alma pela liberdade (da ilusão-MAYA) e o amor humanos. Desta forma, Luke aprende a “ver através dos olhos das máquinas”. Ele até sacrifica sua mão humana por negar a tentativa de seu pai de conquistá-lo para o LADO NEGRO das máquinas.
No final, Luke ama seu pai e testemunha a morte de Darth Vader E SUA LIBERAÇÃO, arquétipo de Ahriman, o senhor das trevas, o rebelde, egoísta e teimoso, diante de seus próprios olhos. Este é o mesmo desafio moderno que cada um de nós enfrenta: quem é seu (verdadeiro) pai?
“O que você esta escolhendo: os prazeres mundanos do mundo físico, rebelde, automático, da teimosia, intelectual e frio das máquinas e da tecnologia ou o caminho do meio, o do espírito, o caminho da FORÇA e do PODER, da autodisciplina, da vontade de VENCER A SI MESMO, do autocontrole, do altruísmo, do serviço ao próximo?”
UM BELO CONTO DE FADAS
Durante os próximos dois dias, construímos nosso quadro inicial e polimos as idéias para representar todas as perspectivas possíveis em nosso arquétipo de ficção científica, a história do filho (arquétipo do CRISTO) pródigo. O roteiro estava se transformando em um belo conto de fadas que eu tinha certeza de que tinha méritos, mesmo se ele nunca chegasse a “grande tela do cinema”. Fiquei muito feliz em trabalhar com esses conceitos, porque eu podia ver meu próprio caminho de volta para o espírito (casa), desdobrando-se na história. (Claro, Werner sabia que isso seria parte do meu (des)envolvimento!)
Eu também apreciei a prioridade de Márcia de contar histórias eficazes. Em nossos tempos modernos, eu tenho visto um declínio do contar histórias em nossa cultura. Isso é perigoso, pois à medida que as histórias arquetípicas desaparecem, nossa imaginação se enfraquece como fonte de inspiração interior para a EVOLUÇÃO de nossa alma. Os filmes tomaram o lugar da narrativa e os atores tomaram o lugar dos heróis e heroínas encontrados em todas as histórias arquetípicas, seja mito, religião, lenda, conto de fadas, fábula ou qualquer outra fonte transcendental. No entanto, como aprendemos no desenvolvimento da saga Star Wars, se uma história não é arquetípica, não vai durar ao teste do tempo. A saga é um sucesso até hoje, mesmo depois de 40 anos em que ela foi lançada, Star Wars provou que sua MENSAGEM é verdadeira, pois tocou milhões de almas em todo o planeta.
Depois que nosso trabalho foi terminado, eu disse adeus a Marcia e desejei que tudo corresse bem com o filme. Ela agradeceu a mim e a todos os que contribuíram com suas idéias para o nosso maravilhoso e moderno conto de fadas. Eu não ouvi mais nada da estória até 1977, quando o filme estava prestes a ser lançado e gerando um frenético acúmulo de atenção da mídia.
Eu estava trabalhando na livraria quando Werner entrou para me contar a notícia: Marcia e George Lucas estavam tão felizes com a nossa ajuda que eles estavam oferecendo à todas as escolas Waldorf nos EUA a chance de mostrar uma exibição antecipada do filme como um levantador de fundos local. Esta foi uma oferta emocionante, porque eu sabia que uma boa quantidade de dinheiro poderia ser levantada com essa atitude. No entanto, mantendo-se fiel à sua prática de oposição à TV, filmes e tecnologia em geral, o Instituto Waldorf recusou educadamente a oferta, para minha profunda decepção.
Eu finalmente vi a Trilogia, depois de esperar impacientemente por todas as três partes, e estava feliz de que ela permaneceu fiel à ideia de conto de fadas que tínhamos desenvolvido em nosso Waldorf think tank.
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Voce é um DIAMANTE ou um “mero pedaço de CARVÃO NEGRO“…
Ao assistir aos filmes, percebi que a Guerra das Estrelas (STAR WARS) tinha afetado os caminhos de todos nós envolvidos no projeto. Assim como traçamos um caminho para Luke, estávamos todos em uma jornada em nossos caminhos para os nossos próprios destinos (a volta para CASA). Os arquétipos que construímos tinham feito muito bem o seu trabalho!
Por exemplo, trabalhando através dos conceitos filosóficos, eu vi meu próprio caminho na busca da volta para o espírito refletido na história, como Werner sabia que assim seria – o processo tinha ainda encorajado a minha própria compreensão do estudo da Antroposofia. Também me lembrei de que Werner, que era como um pai erudito, me apresentara a Marcia como sua “mão direita”, enquanto Luke Skywalker sacrificara sua própria mão direita na batalha com seu pai, Darth Vader, que escolheu o caminho das TREVAS – ambas as situações ligadas à busca do  conhecimento espiritual. Como um “da mão direita” substituto para Werner no projeto com Marcia, eu cresci em meu papel de liderança como um professor. Assim também, com a substituição de sua mão direita, Luke adquiriu uma postura mais magistral como um guerreiro Jedi que tinha com sucesso REJEITADO TOMAR O CAMINHO (mais fácil) do LADO NEGRO e se tornou mais conectado com a sua própria FORÇA (EU SUPERIOR) E PODER INTERIOR (espiritual).
O próprio George Lucas estava no caminho para que seu gênio fosse reconhecido com sucesso comercial e crítico. Ele mais tarde abriria seu famoso Rancho Skywalker, que eu acho que é um nome muito melhor do que “Starkiller” Ranch, não é?
No entanto, quando a sua mão direita, Marcia Lucas, foi cortada simbolicamente em seu divórcio de 1983, ele perdeu uma parte da humanidade que tinha ficado evidente nos filmes anteriores, e alguns dizem que faltou nas versões posteriores da série Star Wars.
Por sua parte, Marcia Lucas iria subir no palco para ser cerimoniosamente honrada, assim como os personagens no final de Star Wars. Muito elegante e elegantemente ao lado de uma apresentadora dourada Farrah Fawcett no Oscar de 1977, Marcia aceitou um Oscar como prêmio pela melhor edição de um filme que tinha começado como uma desconhecida ópera espacial para tornar-se um nome familiar em todo o planeta. Nessa cerimônia de entrega do Oscar, em 1977, um de seus colegas editores falaria por ela, e ela não teria a oportunidade de agradecer a ninguém publicamente, nem mesmo ao marido, George Lucas. Se tivessem dado uma chance para ela ao microfone, imagino que Marcia talvez tenha agradecido ao Waldorf Institute, embora o processo de estar envolvido nesse projeto influente fosse, para mim, minha própria recompensa.
De fato, mais tarde, ao trabalhar com a produtora Kathleen Kennedy durante a gravação dos filmes de Indiana Jones (de novo inspiração de George Lucas, agora em trabalho com Steven Spielberg), eu estava ciente de minha participação na criação de pequenos momentos nos filmes, onde a verdadeira sabedoria e luz brilham através da história. Isto é o que eu tentei fazer em todos os meus escritos: compartilhar o amor pelo busca da conexão com o espírito (FORÇA-PODER) que eu tento viver cada dia e trazer esse espírito para as almas de todos que eu tenho o privilégio de conhecer ou tocar de alguma forma pequena – mesmo Através de uma simples história que é a repetição onipresente da história original, o retorno DA alma HUMANA ao espírito, A VOLTA DO FILHO PRÓDIGO PARA CASA.
Apenas alguns dias atrás, com todo o ressurgimento das memórias de Star Wars e o recente lançamento da última parcela da série, eu pesquisei o nome de Marcia Lucas e descobri que ela e George se divorciaram em 1983. Ela havia voltado a usar seu nome de solteira, Marcia Griffin. Quando eu tinha trabalhado com ela, eu não tinha idéia de que ela era uma das maiores editoras de filmes do planeta, suas habilidades tendo sido regularmente em demanda pelos principais diretores, incluindo Scorsese e Coppola. Fiquei muito contente por saber sobre seu Oscar e acredito que ela é uma heroína não reconhecida na história de Star Wars.
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Afinal, quantas vezes um ser humano mortal cria algo eterno – uma história que dura para sempre? Deixo-vos com um link com um artigo sobre Marcia Griffin que dá uma bela imagem de suas contribuições para a realização da saga Star Wars:
Aprecie, e possa a “FORÇA” estar com você!
Douglas e Tyla Gabriel estão encantados em compartilhar esta história com você como parte do projeto Nosso Espírito, que é uma nova Inspiração e Imaginação da Antroposofia em nossos tempos. Se você recebeu este link ou PDF de um amigo, agradeça a eles e retorne a bênção compartilhando livremente este papel com seus amigos e colegas espirituais e fãs de Star Wars. Estes materiais estão disponíveis para os leitores que recebem nosso boletim de www.ourspirit.com .
O site inclui vídeo palestras sobre uma variedade de tópicos, incluindo um de Douglas sobre a criação de Star Wars, mas mais proeminente em nossas obras é o desvelamento de Sophia (a Sabedoria). Conversas de vídeo podem ser encontradas na seção intitulada nossas conversas sobre o Espírito .
Gostaríamos também de agradecer a nossa editora, Karen Dell Kinnison, que amorosamente se derrama sobre nossos manuscritos, certificando-se de que os leitores tenham uma experiência agradável lendo o que escrevemos. Você pode reproduzir este documento para fins não comerciais, desde que seja inclusivo, incluindo esta página de confirmação. 

Conheça-a (a Sophia, a sabedoria, que é FEMININA). Conhece a ti mesmo. Seja puro e AMOROSO. Seja curioso. Transforme-se…NA FORÇA DO ESPÍRITO…


contagem-regressiva-azul“O medo é a emoção predominante das massas que ainda estão presas no turbilhão da negatividade da estrutura de crença da (in)consciência de massa. Medo do futuro, medo da escassez, do governo, das empresas, de outras crenças religiosas, das raças e culturas diferentes, e até mesmo medo da ira divina. Há aversão e medo daqueles que olham, pensam e agem de modo diferente (os que OUVEM e SEGUEM a sua voz interior), e acima de tudo, existe medo de MUDAR e da própria MUDANÇA.” –  Arcanjo Miguel
“Conhece-te a ti mesmo e conheceras todo o universo e os deuses, porque se o que tu procuras não encontrares primeiro dentro de ti mesmo, tu não encontrarás em lugar nenhum”.  –  Frase escrita no pórtico do Templo do Oráculo de Delphos, na antiga Grécia.

Muito mais informações, leitura adicional:
Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.

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