sexta-feira, 17 de março de 2017

6 Segredos sobre o chá de Santo Daime que despertarão desejo de tomar que você se surpreenderá





6 Segredos sobre o chá de Santo Daime que despertarão desejo de tomar que você se surpreenderá
TEMPO DE LEITURA: 13 MINUTOS
A ayahuasca vem sido tratada como uma “droga” muito polêmica dentro das crenças religiosas e gerais. Mas como na maioria das vezes, as pessoas deixam de buscar informações científicas e comprovadas para se basear em rumores alheios.
Foi por esse motivo que resolvi escrever esse artigo, afim de retratar algumas verdades absolutas e positivas sobre esse compilado de plantas amazônicas que gera tanto conflito entre religiosos e cientistas.
Separei uma lista com 6 tópicos importantes, os quais acredito que você deveria saber mais. Confira a seguir!
  1. Como surgiu o termo Ayahuasca

  2. Qual sua visão religiosa

  3. Conheça a história dos Neo-ayahuasqueiros

  4. Quais seus efeitos fisiológicos e cognitivos

  5. Como potencializar terapias

  6. Teoria diz que Moisés bebeu o chá de Santo Daime


Fique comigo nas próximas linhas e confira as surpreendentes verdades que nunca contaram a você sobre o tão polêmico chá de Santo Daime.
Mas antes, em menos de 2 minutos, assista esse rápido vídeo: 


O que é Ayahuasca?


Verdades Sobre Ayahuasca

Verdades Sobre Ayahuasca
A ayahuasca é uma mistura de ervas com origem amazônica capaz de induzir estados de consciência alterados. Seus efeitos normalmente duram de 4 a 8 horas após a ingestão.
O chá da ayahuasca que também é conhecido como Daime, é uma bebidapsicoativa que foi utilizada pelos incas. Produzida a partir da combinação do cipó-mariri (banisteriopsis caapi) e variadas plantas da Amazônia, em particular a chacrona (psychotria viridis) e a chaliponga (diplopterys cabrerana).
“Estima-se que as comunidades indígenas utilizem bebidas com estas plantas há aproximadamente 5 mil anos.” – Wikipédia

Geralmente a bebida é consumida em maior escalada por tribos indígenas, xamãs ou curandeiros, que tomam a ayahuasca para se comunicar com anatureza, ou para identificar causas de doenças a nível espiritual.
A produção e o consumo da bebida é disseminado pelo mundo todo, em especial nos países ocidentais. A ayahuasca é frequentemente associada a rituais de diferentes grupos sociais e religiosos, além de fazer parte da medicina tradicional das comunidades da Amazônia.
Verdades Sobre Ayahuasca
Conheça os nomes que é dado ao chá em diferentes regiões e comunidades:
  • Ayahuasca

  • Daime

  • Santo Daime

  • Luz

  • Vegetal


“Antropólogos e adeptos religiosos frequentemente desaprovam o uso do termo “alucinógeno” para descrever a ayahuasca. O termo correto é: “enteógeno” (deus/divindade) ou “gerador da divindade interna”, pois seu uso se dá em contextos ritualísticos específicos.” – contexto científico

O chá da ayahuasca é utilizado tradicionalmente em países como: Estados Unidos, Austrália, Peru, Equador, Colômbia, Bolívia, e principalmente o Brasil em pelo menos 72 diferentes tribos indígenas, isso só na  Amazônia.
Impressionante!

Cientificamente

Uma das propriedades psicoativas da ayahuasca trata-se da presença de uma substância denominada DMT (N,N-dimetiltriptamina), produzido naturalmente no organismo humano. O DMT é metabolizado pelo organismo por meio da enzima (MAO) monoamina oxidase.
Verdades Sobre Ayahuasca
Verdades Sobre Ayahuasca
“Após 18 anos de estudos, o Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas do Brasil retirou a ayahuasca da lista de drogas alucinógenas definitivamente.” – contexto jurídico

Visão Religiosa do Santo Daime


Verdades Sobre AyahuascaVerdades Sobre Ayahuasca
A doutrina do Santo Daime segundo seus estatutos, é uma prática religiosa cristã, que rejeita toda forma de fanatismo, racismo e intolerância religiosa.
Através de suas condutas os seguidores têm provado que a ingestão ritualística do chá de Santo Daime, amplia nossa capacidade perceptiva, criativa, cognitiva e de discernimento. Além, de ajudar a assumir nossas responsabilidades pessoais e coletivas.
Portanto, a prática funciona como agente preventivo e terapêutico, a serviço da elevação da consciência do ser humano.
O movimento religioso do Santo Daime começou no interior da Floresta Amazônica, nas primeiras décadas do século XX. A partir dos anos 30 foi aberto de forma regular os trabalhos no subúrbio de Rio Branco.
Em 1974 foi registrado a entidade, o Centro Eclético de Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra (CEFLURIS), como um centro espírita estruturado sob a forma de sociedade religiosa sem fins lucrativos.
A partir de 1998 foi criada a figura jurídica da ICEFLU – Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal para administrar o trabalho social e ambiental.

“Acredita-se que a ayahuasca é capaz de desintoxicar (purgar), reativar órgãos danificados e propiciar melhoras em quadros de dependência química” – contexto médico-científico

Neo-ayahuasqueiros


Verdades Sobre Ayahuasca
Verdades Sobre Ayahuasca
Os grupos neo-ayahuasqueiros formam uma interseção entre os que compõem o universo da “nova era” e suas inspirações nas religiões orientais, neoxamanismo, holismo e no universo das religiões ayahuasqueiras tradicionais.
Entre esses grupos, podemos citar:
  • Centro Espiritual Estrela de Salomão;

  • Centro Espiritual Beneficente União do Vegetal Luz Paz e Amor;

  • União do Vegetal;

  • Centro Terapêutico Caminho do Coração;

  • Céu Nossa Senhora da Conceição;

  • Irmandade Beneficente Natureza Divina;

  • Templo Mãe d’Água;

  • Escola da Rainha – Reino do Sol;

  • entre outros.


Efeitos


Verdades Sobre Ayahuasca
Verdades Sobre Ayahuasca
A ayahuasca induz um estado mental psicodélico, visionário. Seu efeito é usado por várias pessoas, por diversos motivos. Continue lendo e confira suas sensações fisiológicas e cognitivas

Fisiológicos

Durante sua ação, a bebida provoca:
  • dilatamento das pupilas;

  • aumento da frequência respiratória;

  • aumento da pressão arterial;

  • aumento das respostas neuroendócrinas para prolactina, cortisol (diminui o estresse) e hormônio do crescimento plasmático.


Estas são ações típicas da DMT, ou de qualquer psicoativo que também atue sobre os devidos receptores, tal como o LSD ou a Psilocina (alcaloide presente nos cogumelos alucinógenos).
Sensações:
  • queda de pressão;

  • súbito frio ou calor;

  • tremores;

  • entre outros.

 Verdades Sobre Ayahuasca
Verdades Sobre Ayahuasca
A ocorrência de náuseas, vômitos e diarreias pode estar associada à ação da bebida sobre o suposto receptor. Outros efeitos específicos são o aumento da empatia, a diminuição da fome e uma elevação na capacidade de visão noturna.
Devido à presença da “harminia” no caapia ayahuasca tem ação afrodisíaca, provocando um aumento do vigor e do desejo sexual em seus usuários.
A bebida altera a natureza dos sonhos, que podem alterar em conteúdo, modo de apresentação e intensidade, causando um aumento no realismo das sensações oníricas.
Podem ocorrer sensações de liberação dos limites normais de espaço-tempo. Em alguns casos, sob altas doses, podem ocorrer episódios de distorção sonora.
Os usuários de ayahuasca costumam relatar fenômenos parapsíquicos, como a clarividência. Quando tomada em grupo, os usuários relatam experiências telepáticas.
Ao contrário de outras triptaminas (como o LSD e os cogumelos mágicos), os efeitos da ayahuasca não diminuem em intensidade com o uso frequente ou diário.

Cognitivos

Segundo os relatos de usuários, a ayahuasca produz uma ampliação da percepção que faz com que se veja nitidamente a imaginação e acesse níveis psíquicos subconscientes e outras percepções da realidade, estando sempre consciente do que acontece.
Usuários relatam, dentre outras sensações, ter os sentidos expandidos, os processos mentais e as emoções tornarem-se mais profundos.
A experiência vivenciada é a de poder mover-se em muitas dimensões: “o vôo da alma”, uma sensação de partida do espírito do corpo físico, para partir rumo a viagens astrais. Nestas viagens, ocorre a exploração tanto de novos aspectos do mundo ordinário como de “mundos paralelos”, que estariam além da percepção corrente.
O usuário pode experienciar a sensação de ser colocado na situação de espectador externo de seus próprios atos, de tal modo que é chamado a um exame da consciência.
Verdades Sobre Ayahuasca
Verdades Sobre Ayahuasca
A experiência pode em algum ponto revelar:
  • visões notáveis;

  • insights;

  • produzir consequentes experiências de renovação e de renascimento;

  • visões arquetípicas, de animais, plantas e flores;

  • mandalas;

  • cidades;

  • espíritos elementais;

  • cenas que podem ser interpretadas como lembranças de vidas passadas;

  • divindades.


É possível que a experiência induza a lembrança de memórias esquecidas ou muito recuadas no tempo, como aquelas da primeira infância.
Entretanto, também é possível que produza visões de aspectos desagradáveis ou reprimidos do subconsciente, ou de entidades de aspecto perturbador, como demônios.
Abre-se o portal para outras formas de realidade, do acesso ao inconsciente numa perspectiva psicanalítica e da criatividade do ponto de vista da neuropsicologia e da estética.

Potencial terapêutico

Verdades Sobre Ayahuasca

Verdades Sobre Ayahuasca
“Prisioneiros usam Santo Daime na reabilitação em Rondônia.” – Jornal de Todos os Brasis
Embora não unicamente em relação à ayahuasca, existem muitos relatórios fascinantes sobre pessoas que se curaram de grandes problemas psíquicos, como dependência ou depressão.
No entanto, pode ser também conseguido com o uso de LSD, cogumelos psilocibinos, iboga (alcalóide indólico enteogênico), outras substâncias psicadélicas, ou várias técnicas de respiração e meditação, e envolve sempre trabalho psicológico intenso.
A ayahuasca não é uma cura miraculosa no sentido que ao beber a poção todos os problemas desaparecem dentro de algumas horas.
Todavia, no sentido que trás à superfície são processos inconscientes e ultra mundanos, que lhe permite trabalhar com a mente enquanto os efeitos duram.
O ingrediente principal da chacruna ou chagropanga é também um neurotransmissor que é encontrado em todos os seres humanos, e tem um papel fundamental em todos os casos de estados de percepções incomuns.
Este neurotransmissor chama-se dimetiltriptamina, ou DMT. A substância encontra-se no cérebro, no sangue, nos pulmões e em outras partes do corpo humano.
Existe forte evidência que aponta para a glândula pineal (“o terceiro olho” nas tradições esotéricas), localizada no centro do cérebro, como sendo a principal fonte do DMT humano.
Além de se encontrar nos seres humanos, o DMT também pode ser encontrado em todos os mamíferos e em variadas plantas.

Moisés tomou o Santo Daime


Verdades Sobre Ayahuasca
Verdades Sobre Ayahuasca
Moisés é considerado o principal profeta da religião judaica.
O especialista em psicologia cognitiva Benny Shanon, da Universidade Hebraica de Jerusalém, afirma que Moisés pode ter ingerido o chá de ayahuasca.
A afirmação foi publicada em um artigo na revista de filosofia Time and Minde causou polêmica em Israel.
De acordo com o pesquisador e professor Benny Shannon, a criação dos Dez Mandamentos poderia ser consequência de uma experiência com substâncias psicotrópicas, que alteram o estado cognitivo do indivíduo, e se encontram em plantas existentes inclusive no deserto do Sinai – onde segundo a tradição, Moisés teria recebido as Tábuas da Lei, consideradas a base da civilização judaico-cristã.

“Muitas pesquisas já foram feitas sobre os efeitos da planta, mas principalmente na área da antropologia, e não da psicologia. Os antropólogos geralmente escrevem apenas por meio da observação, mas sem experimentar, eles próprios, a substância. Acho que é como escrever um livro sobre música sem ouvir música.” – diz Benny Shannon, professor titular da Universidade Hebraica de Jerusalém

Experiência de Benny Shannon

Confira os relatos do professor titular da Universidade Hebraica de Jerusalém:


“Tinha 42 anos naquela época, e a experiência mudou a minha visão do mundo”, afirma. “Comecei, então, a pesquisar os efeitos dessa planta sob o aspecto da minha área, a psicologia cognitiva.”  

“A substância abriu para mim uma dimensão do sagrado que nunca tinha vivenciado antes, tive visões muito fortes, inclusive de cantar junto com milhares de anjos”, descreve o pesquisador israelense. “A experiência foi tão forte que me levou a querer integrá-la no estudo da fenomenologia da consciência humana.”

“Cheguei à conclusão de que, nas religiões mais antigas, como a zoroastra e a hinduísta, também houve rituais ligados à ingestão de substâncias que levam a alterações cognitivas, nos quais os participantes ‘viram Deus’ ou ‘ouviram vozes’.”

“Na Bíblia, há frases como ‘o povo ouviu as vozes’, que me chamaram a atenção, pois descrevem exatamente a sinestesia que ocorre com a ingestão da ayahuasca”, afirma Shanon. “Encontrei frases semelhantes em textos e cânticos de outras religiões.”

“Mas não é qualquer pessoa que ao ingerir a substância é capaz de criar os Dez Mandamentos, é necessário ser um Moisés para isso”, acrescenta. “Ao meu ver, a ayahuasca libera uma criatividade interna, como a arte.”

Conclusão


Acredito que algumas dessas verdades você já sabia, entretanto resolvi detalhar um pouco mais sobre cada tópico, assim expandido mais sua consciência sobre toda a filosofia por trás da ayahuasca.
Até hoje, o consumo do chá sofre muito preconceito de ignorantes e descrentes da ciência. Porém, sortudos são aqueles que se permitem desfrutar da viagem astral que os recursos naturais têm a nos oferecer.
Todo o conteúdo desse artigo foi estudado e resumido para facilitar o entendimento de qualquer pessoa. Contudo, tenho minhas experiências próprias sobre o conceito da ayahuasca.
Hoje em dia sou frequentador da Instituição Espiritual Xamânica – Céu Herdeiros da Luz, a qual tive a oportunidade de descobrir meu “eu” interior e buscar uma evolução emocional e espiritual contínua afim de me tornar uma pessoa melhor e mais consciente a cada dia. 
Não acho necessário compartilhar minhas experiências pessoais, pois os efeitos do chá variam de pessoa para pessoas. Cada um tem o trabalho que merece e o entendimento que cabe ao intelecto. Mas uma coisa eu posso garantir com total convicção, é realmente transformador
Espero que tenha gostado deste conteúdo, porque eu busquei as fontes mais qualificadas para explicar detalhadamente todos os princípios verídicos desse chá que gera tanta polêmica social.

Antes que você vá embora quero lhe pedir uma pequena contribuição!

Não é nada demais, apenas deixar seu comentário logo abaixo. Pode ser uma crítica, elogio, comentar sua experiência com a ayahuasca ou até mesmo recomendar um tópico para conteúdos futuros. 
Sinta-se a vontade, diga o que bem entender. Mas saiba que, qualquer contribuição é muito válida para incentivar cada vez mais a nossa produção de conteúdo de valor para você!
Forte abraço e até a próxima!

Um comentário:

carlos alexandre coelho rodrigues disse...

Faço parte de uma tenda espírita, porém tenho muitas dificuldades na concentração, pergunto eu... O chá de Santo Daime ajudaria-me com esta ligação entre homem e espírito?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...